6 dicas de como comprar pela internet com segurança

Comprar pela internet tornou-se uma atividade normal na vida de muitas pessoas. Entre as vantagens, estão o fato de realizar uma cotação no maior número de empresas possí­veis em um espaço de tempo relativamente curto, comprar produtos não existentes em sua localidade e não precisar sair de casa. Mas devemos lembrar que o mundo não é somente feito de vantagens. Ou seja,  comprar pela internet com segurança exige alguns cuidados, pois os riscos são reais.

Com a popularização do comércio eletrônico, muitos se aproveitam do não conhecimento dos consumidores digitais. Empresas fantasmas estão cada vez mais presentes na web e muitas pessoas já passaram por situações desagradáveis ao comprar. Para evitar esse tipo de problema e que você não seja vítima de criminosos virtuais, vamos apresentar 6 dicas de como comprar pela internet com segurança.

1. ESTRUTURA DO SITE

Normalmente empresas fantasmas não oferecem um site com estrutura decente. A desorganização é notável e o layout é totalmente descompensado. Para você entender melhor, acesse o site da Editora Nova Terra, uma empresa séria, que eu já comprei e oferece um site bem elaborado.

2. CONFIRME A EXISTÊNCIA F͍SICA DA EMPRESA

Para se abrir uma empresa hoje no Brasil, ela deve ter um endereço, mesmo que seu comercio seja na internet, ela tem uma sede. Na maioria dos casos, o endereço pode encontrado no rodapé do site. Quando localizar este endereço, consulte-o no site dos correios e também consulte o CNPJ no portal da Receita Federal.

3. PESQUISE SOBRE A EMPRESA NA WEB

Pesquisar sobre uma empresa hoje na internet é totalmente recomendado. Assim podemos ver o que está se comentando sobre ela. Sites como o Reclama AQUI podem nos ajudar muito, além de constatarmos que a empresa existe, também podemos saber sobre sua reputação de acordo com aqueles que já compraram.

4. PROCURE SABER COM OUTRAS PESSOAS

Torna-se muito mais confiável comprar onde já sabemos que outras pessoas conhecidas efetuaram compras e foram bem sucedidas. Envie um e-mail para sua lista de contatos, pergunte a seus amigos e parentes ou pergunte em algum fórum de discussão. Posso já de antemão fazer a recomendação da Editora Nova Terra e loja virtual de Júlio Battisti, empresas que já comprei e acompanho a existência delas há um tempo.

5. UMA LIGAÇÃO PODE TE SALVAR

Ligar para uma empresa pode ter algum custo, mas pode também evitar com que você caia em um golpe, pois com uma simples ligação é possí­vel contactar a empresa que deseja comprar para pedir maiores detalhes e esclarecimentos de dúvidas sobre o produto ou serviço desejado.

6. CUIDE BEM DO SEU COMPUTADOR PARA COMPRAR PELA INTERNET COM SEGURANÇA

Este tópico é o que considero mais importante, pois seguindo as dicas acima de como comprar pela internet com segurança e certificando-se de que a empresa realmente é séria, como é o caso da Nova Terra e Júlio Battisti, seu computador pode oferecer o maior perigo na sua compra. Caso seu sistema operacional esteja infectado com ví­rus que roubam suas informações financeiras, seu prejuízo será grande e os problemas serão sérios. Portanto, leia os artigos abaixo para aumentar a segurança do seu computador.

CONCLUSÃO

Comprar na internet com segurança é possível. Basta ter alguns cuidados para poder usufruir dos benéficos de comprar online. Seguindo as dicas citadas neste artigo, dificilmente terá problemas.

Você Já passou por alguma situação insatisfatória com alguma loja virtual? Compartilhe sua experiência conosco em relação as suas compras na web e ajude outras pessoas que buscam informação sobre o assunto.

Laurentino Mello

Profissional de TI há 15 anos, formado em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor na Tinotec Solutions, Instrutor na Excel Master e sempre engajado em movimentos e comunidades da área. Para acompanhar todas as novidades do blog, CLIQUE AQUI e cadastre seu e-mail gratuitamente.

Website: http://laurentino.eti.br

1 Comentário

  1. Valdemir

    Gostei das dicas para comprar com segurança na internet observando o seu post vou colocar em pratica obrigado.

Comentários não são permitidos.