6 motivos para você não usar o hotmail nunca mais!

Você não deve mais usar o Hotmail. Sabe por quê? Ele possui várias desvantagens. Irei explicar. O Hotmail foi o primeiro serviço de e-mail lançado na web e hoje pertence à Microsoft. Muito famoso no mundo, possui centenas de milhões de usuários internet a fora e durante muito tempo assumiu a liderança disparada entre as plataformas de e-mail, mas vem sendo ameaçado pelo Gmail.

O problema, mencionei acima, é que o Hotmail apresenta algumas desvantagens em seu uso. E justamente pensando em alertar os usuários, de acordo com a experiência vivida como blogueiro e instrutor de cursos profissionalizantes na área de informática, relacionei 6 motivos para que você não use mais o Hotmail como plataforma de correio eletrônico.

nao-usar-hotmail-use-gmail-500x250

1. MENSAGENS COM LINKS

É muito comum ver o Hotmail direcionando mensagens para o lixo eletrônico por conter um simples link. Blogueiros muitas vezes são prejudicados pelo fato dos usuários que decidem subscrever o conteúdo de seus blogs não receberem a mensagem de confirmação na caixa de entrada. O usuário acaba não confirmando a inscrição, pois na maioria dos casos, existe o desconhecimento da opção do Lixo eletrônico.

2. LIMITE NO NÚMERO DE CRIAÇÃO DE CONTAS

Outra característica negativa do Hotmail é permitir a criação de apenas 3 contas de e-mails por dia. Este limite é controlado através do número de IP do usuário. Para quem trabalha com aulas de informática básica, onde é necessário criar conta de e-mails para todos os alunos, este limite impede completamente o bom desenvolvimento da aula.

3. ANEXOS

Bloquear diversas extensões de arquivos anexados nas mensagens também é uma grande desvantagem no Hotmail. Tornando-se praticamente impossível enviar um arquivo .exe. Concordo que a segurança deve prevalecer, mas outras plataformas permitem anexar arquivos e manter os usuários seguros. Se o único método de ficar seguro é não anexando arquivos, imagine que você deveria ficar 24 horas dentro de casa para não correr o risco de ser assaltado. Que na verdade, mesmo assim, não estaria livre.

4. PROBLEMAS APÓS A MUDANÇA PARA OUTLOOK.COM

Uma situação muito comum após a Microsoft anunciar a mudança para outlook.com na sua plataforma de e-mails, foi o bloqueio de contas. Inclusive alguns amigos e leitores do blog entraram em contato comigo pedindo ajuda para resolver tal problema. O suporte muito ineficaz, que sempre passa respostas subjetivas, não ajudou muito. Posteriormente, alguns usuários tiveram suas contas restabelecidas sem explicação alguma sobre a solução. Outros preferiram abandonar o serviço.

5. FUSO HORÁRIO

Todo usuário do Hotmail já deve ter percebido que ele tem um sério e eterno problema com o Fuso horário. O horário dos envios e recebimentos das mensagens ficam totalmente diferentes. Com isso, fazendo com que fiquemos confusos com o fuso, que certamente passa bem longe de Brasília.

6. NÃO DEIXA ANEXAR ARQUIVO COM SENHA

Outra desvantagem do Hotmail é não permitir o anexo de arquivos cripitografados. Passei por esse problema algumas vezes ao tentar anexar arquivos do próprio Office (também da Microsoft) com senha.

CONCLUSÃO DAS DESVANTAGENS DO HOTMAIL

Os problemas que acompanham o Hotmail atrapalham muito na sua utilização. Já fui entrevistado pela Núbia Tavares, que trabalha na agência que cuida da imagem do Hotmail no Brasil, apresentei todas essas dificuldades e até o momento nenhuma melhoria foi realizada. Portanto, é melhor não esperar correções desses problemas.

Apesar da plataforma de e-mail da Microsoft ser a mais famosa na internet, o Gmail não sofre com nenhum dos problemas apresentados neste artigo, tornando-se uma opção muito mais dinâmica, atrativa e confiável.

E você, ainda usa o Hotmail? Passa ou passou problemas com ele? Deixe sua opinião nos comentários!

Laurentino Mello

Profissional de TI há 14 anos, formado em Gestão da Tecnologia da Informação, Gestor na Tinotec Solutions, Instrutor na Excel Master e sempre engajado em movimentos e comunidades da área. Para acompanhar todas as novidades do blog, CLIQUE AQUI e cadastre seu e-mail gratuitamente.

Website: http://laurentino.eti.br

2 Comentários

  1. Yuri Ferreira de freitas

    E realmente, não vejo muita vantagem em usar o hotmail, geralmente uso o Gmail, e quando quero criar conta em massa eu uso um servidor de hospedagem separado pra isso, mas sei que em muitos casos isso não serve, mas vai ai a dica pois pra mim eu uso em bastante coisas.

    Obrigado pelo artigo gostei muito, continue escrevendo artigos assim.

  2. Paulo Renato Santos

    Eu já tive muita dor de cabeça com essa plataforma, mas o problema é que a maioria das pessoas ainda usa ela como seu e-mail principal. Fica difícil concorrer com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *